Olá nobres amigos e iluminados leitores do Blog do Gilson Eletricista.
Um eletricista poderá fazer um excelente trabalho, mas se no final deixar a desejar em alguma parte. esta será a imagem que ele deixará com o cliente.
Resultado ?
Não chama mais, não indica e ainda fala mal...
Cliente me chamou para ver qual o motivo de parte de sua casa e o chuveiro elétrico ter parado de funcionar.
Lá chegando abri o Quadro de disjuntores e pude observar que havia sido modernizado.
Disjuntores Din, DPSs e um disjuntor geral tripolar de 50A.
Cabos de entrada de 10 mm².
Todos os disjuntores estavam armados.
Quando foi que aconteceu este desligamento ?
Estou com visitas em casa e ao tomarem o 3º banho com o chuveiro elétrico, ele parou de esquentar e parte da casa apagou.
Verifiquei que o chuveiro elétrico de 5500w x 127 volts estava instalado como indica o fabricante: fiações de 10mm² e disjuntor unipolar de 50A.
Ao medir as tensões de entrada no disjuntor geral, verifiquei que uma das 3 Fases estava faltando.
Me dirigi até o Pc de Luz e encontrei ao invés de um disjuntor tripolar de 50A, 3 disjuntores unipolares Nema de 1x 30A.
Um destes havia desarmado por sobrecarga.
Ao comentar com a cliente o ocorrido ela disse que não queria nunca mais ver a cara deste eletricista.
Cobrou bem caro, para fazer o aumento de carga e o que realmente foi feito, foi substituir 2 cabos rígidos antigos de 4 mm² por 4 cabos flexíveis de 10 mm²...
Cobrou a emissão de uma ART e disse que iria solicitar a troca do medidor monofásico por trifásico, junto à Concessionária Light.
Detalhe: o medidor já era trifásico...
Comentário Pessoal:
Uma boa reputação leva anos para ser conseguida, porém em um único dia poderá ser derrubada.
Gilson Eletricista
Flamengo - Rio de Janeiro - Brasil
WhatsApp: (21) 99925-7935 TIM
WhatsApp: (21) 99312-3847 TIM
Autor do texto, foto e vídeo: Gilson Carlos Pessanha
Siga me no Google+ Gilson Carlos Pessanha
Inscreva se no meu canal de vídeos no Youtube Gilson Eletricista